×

Afirmam os desenvolvedores do ChatGPT: Novo modelo de IA pode imitar o pensamento humano

A OpenAI apresentou recentemente um inovador modelo de inteligência artificial (IA) que promete resolver desafios mais sofisticados em ciências, programação e matemática, superior a suas gerações anteriores.

O mencionado modelo é o primeiro da linha denominada OpenAI o1, introduzido como uma versão beta na quinta-feira (12), com a perspectiva de atualizações e ajustes constantes. Será disponibilizado gradualmente para a maioria dos usuários do ChatGPT.

“Nossos modelos são treinados para refletir por mais tempo sobre os problemas antes de oferecer uma solução, semelhante ao raciocínio humano”, conforme declaração da empresa desenvolvedora do ChatGPT em seu site oficial. “Por meio desse treinamento, eles aprimoram seu processo de pensamento, testam diferentes estratégias e identificam seus erros.”

Aplicações Práticas e Desafios da Inteligência Artificial

A OpenAI destaca a capacidade dos novos modelos como ferramentas úteis para profissionais de saúde analisarem dados de sequenciamento de células e os físicos gerarem “fórmulas matemáticas complexas necessárias para a óptica quântica”.

O potencial desses novos modelos de IA é exemplificado pelo cientista Noam Brown, da OpenAI. “O OpenAI o1 pensa por segundos, mas nosso objetivo é que as futuras versões reflitam por horas, dias e até semanas. Isso implicará em custos de inferência mais elevados”, afirmou, referindo-se aos custos associados ao uso da IA para inferências a partir dos inputs dos usuários.

“Mas, qual o preço que você pagaria por um novo medicamento contra o câncer? Ou por baterias inovadoras?”, questionou Brown, ressaltando o potencial da IA na resolução de problemas complexos e inovação tecnológica.

A crescente demanda de energia para alimentar os avançados sistemas de IA foi um dos assuntos da reunião entre altos funcionários da Casa Branca e executivos de tecnologia dos EUA na quinta-feira (12). Entre os participantes, contaram-se Sam Altman, CEO da OpenAI, Ruth Porat, executiva sênior do Google, e Dario Amodei, CEO da Anthropic.

Desafios e Limitações

Ainda que a tecnologia de IA possa oferecer soluções para problemas desafiadores, como o câncer e a crise climática, apresenta desafios igualmente intricados. Isto inclui como atender à expressiva demanda de eletricidade exigida por sistemas avançados de IA, que potencialmente pode agravar o aquecimento global.

O novo modelo da OpenAI ainda não apresenta muitos dos recursos “que tornam o ChatGPT útil”, como a habilidade de navegar na web à procura de informações e o upload de arquivos e imagens. Entretanto, para tarefas de raciocínio complexas, este modelo representa um avanço significativo, afirma a empresa.

Em testes de performance, o OpenAI o1 demonstrou competências equivalentes à alunos de doutorado em tarefas de referência desafiadoras em física, química e biologia. Na qualificação para a Olimpíada Internacional de Matemática, a nova série de modelos resolveu corretamente 83% dos problemas.

Veja tudo o que a inteligência artificial da Apple é capaz de fazer.

Publicar comentário